Buscar
  • Além da Estética

Drenagem linfática.

Um pequeno resumo:

O sistema linfático inicia com os capilares linfáticos, eles são dos responsáveis por captar o liquido intersticial em excesso no organismo, após a captura este líquido ganha o nome de linfa e então ela é encaminhada para os vasos pré-coletores, depois para os coletores aferentes, e então para os linfonodos (ou gânglios linfáticos), onde o conteúdo coletado será filtrado por suas células de defesas, retirando microrganismos e toxinas presentes, para então retornar para o sistema circulatório regular.

Mas por que quando recebo drenagem linfática eu vou mais ao banheiro?




Por ser um sistema de “reciclagem”, os nutrientes bons dispersos no líquido intersticial em excesso (edema) voltam para sua corrente sanguínea após a filtragem nos linfonodos, assim há um aumento na sua circulação de sangue que ficou mais “rica” em nutrientes. Ela fará seu percurso diário, o sangue será filtrado pelos rins, encaminhando-o para a bexiga, como consequência aumento de volume urinário.


Por que a drenagem é importante?

O sistema sanguíneo é bombeado pelo coração, já o sistema linfático é uma via acessória dele, mas não possui sua própria bomba e é estimulado por movimentos, contração muscular, pela respiração (diafragma) e pela drenagem linfática.

Por não ter uma bomba constante estimulando-o, o processo dele é lento, fazendo com que em alguns organismos, a pessoa retenha mais do que outras, principalmente se for sedentária ou tiver algum problema de circulação.

A drenagem linfática ajuda para que o sistema trabalhe mais rápido pois os movimentos dela são rítmicos, lentos e suaves, respeitando seu tempo e seu sentido de fluxo. Além de desinchar ela fortalece seu sistema imunológico; é indicada para pós-operatório, para gestantes (com liberação médica) e proporciona relaxamento durante a sessão.

Existem contraindicações como: Tumores malignos, tuberculose, gravidez antes dos 3 meses, infecções, insuficiência renal, trombose venosa profunda, problemas no sistema linfático e entre outros.


Abaixo deixo o link de alguns trabalhos/estudos sobre o sistema linfático, drenagem linfática (sobre aumento do volume urinário antes e após a sessão) e drenagem na gestação.


http://www.ufrgs.br/livrodehisto/pdfs/7Linfat.pdf

http://www.cesumar.br/prppge/pesquisa/epcc2011/anais/tuane_krupek.pdf

http://unifia.edu.br/revista_eletronica/revistas/saude_foco/artigos/ano2018/043_drenagem_linfatica_classica.pdf

http://www.scielo.br/pdf/ijcs/v31n3/pt_2359-4802-ijcs-31-03-0274.pdf

https://www.submission-mtprehabjournal.com/revista/article/view/90


#drenagem #drenagemlinfatica #massagem #drenar #estetica #alemdaestetica #belezaesaude

0 visualização

© 2020 por Flávia Gonçalves Estética .

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now